< Blog

Expansão da Rede 5G no Brasil

A tecnologia 5G está chegando ao Brasil com a promessa de aumentar a velocidade das conexões de internet, além de expandir a rede existente. A perspectiva é de que ele já comece a ser utilizado em todo o país em 2022. A expectativa é que essa nova tecnologia, até 2035, movimente na economia mundial mais de 13 trilhões de dólares, segundo estudo “The Impact of 5G”, do Fórum Econômico Mundial (FEM). 

O Leilão do 5G

Segundo dados da Anatel, esse será o maior leilão do espaço de espectro destinado ao 5G (licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz) realizado na história do Brasil, movimentando investimentos de mais de 30 bilhões de reais. As empresas que arrematarem as concessões, além do que proporcionarem a instalação dessa nova tecnologia no país, serão responsáveis pela expansão da rede a locais e estradas ainda sem conexão. O edital do leilão ainda está em processo de análise, mas a expectativa é que esse ele seja realizado, segundo o ministro das comunicações, Fábio Faria, em agosto de 2021 e de que seja aberto para todas as fabricantes de equipamentos e serviços de telefonia. 

Avanços na conectividade

O 5G será mais do que uma rede de telefonia, a tecnologia será um grande pilar da conectividade e trará diversas vantagens que terão impacto direto nas cidades do futuro bem como em seus ambientes construídos. Um dos principais avanços será com a internet das coisas, ou IoT (Internet of Things), conceito que define a interação muito mais intensa entre máquinas, sem que haja a necessidade de interação humana. Nesse contexto, todos os dispositivos estarão conectados, transferindo facilmente dados. A tendência é que, daqui para frente, os dados fiquem todos armazenados em nuvem e sejam facilmente acessados. Com o 5G, será possível criar redes privadas, independente de operadoras de telefonia. Esse fatiamento da rede possibilitará uma maior segurança na transferência de dados, já que as informações serão partilhadas dentro de determinados espectros de rede, que serão destinados para diferentes fins.   

Essa rede possibilitará a conexão de diversos tipos de dispositivos, em uma velocidade muito maior e com uma menor latência, ou seja, facilitará a realização de vídeo chamadas, jogos online, ou qualquer outra forma de evento ou tecnologia que exija a resposta em tempo real, já que será diminuído o tempo que uma informação é transferida de um dispositivo para outro, diminuindo o chamado “delay”. O 5G permitirá também o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes, em que semáforos e sinalizações de trânsito serão controlados através dessa conexão, além dos próprios veículos, que, segundo previsões, poderão ser controlados por um sistema automatizado, capaz de tomar decisões, como decidir quando acelerar ou frear, através de sensores conectados a essa rede que reagem ao tráfego local e, assim, evitariam acidentes.  

Mudanças no mercado de engenharia

No cenário da engenharia e construção, os avanços também serão notáveis. Na Método trabalhamos com o Lean Production, uma maneira mais enxuta e objetiva de realizar os processos, e este tende a ser um cenário cada vez mais comum na engenharia. Processos ágeis, sem entraves e mais automatizados. Na construção, desperdícios de recursos serão cada vez mais evitados devido a tecnologia. O conceito de indústria 4.0 já traz a ideia de que cada etapa do projeto é pensada e planejada em com alta precisão e o 5G está posicionado como mais um veículo para que isso aconteça de forma cada vez mais rápida, eficiente e sustentável. 

A viabilização dessas tecnologias, no entanto, trará desafios. Por causa das ondas frequências mais altas em que operam, as antenas de 5G tem menor alcance, necessitando assim da instalação de maior quantidade de antenas de rede para atender menos áreas. Essa estrutura demandará alto investimento em infraestrutura, além de novos equipamentos. 

Mesmo assim, essa é uma tecnologia altamente valorizada, já que possibilitará a modernização almejada no Brasil. No mundo já existem algumas dessas torres, e, no Brasil, a esperança é que o leilão da atuação nas frequências da rede seja realizado, possibilitando essa mudança para o país já em 2022. 

A Método fez parte do projeto de instalação e expansão da rede 3G no Brasil, o que foi um grande avanço para a conectividade do país e permitiu que o sinal de internet fosse expandido e que novas tecnologias fossem instaladas e difundidas. Foi a partir do 3G que a internet móvel se tornou mais acessível, pavimentando o caminho nacional para a era dos smartphones. Passamos então pela era 4G, que é o padrão atual, com a popularização dos aplicativos e do armazenamento em nuvem. Com a rede 5G, os avanços prometem ser diversos para a tecnologia na atualidade. A partir dessa tecnologia a automação dos processos em indústrias mais “tradicionais” começará a ser cada vez mais comum, com uma interação entre máquinas e dispositivos cada vez maior e mais rápida. Estará em pauta também uma industrialização mais sustentável, proporcionada pela maior eficiência energética pela qual as máquinas funcionarão. 

Ainda existe um longo caminho para ser percorrido até lá, mas é perspectiva é de uma realidade muito mais ágil, produtiva e conectada. 

#Rede5G #5G #InternetDasCoisas #SmartCities #Conectividade #Leilãodo5G

X