< Blog

Edificações sustentáveis: uma solução para o negócio

Não é de hoje que as grandes empresas têm se importado cada vez mais com as construções sustentáveis e seus benefícios. E não é à toa. As vantagens de uma “construção verde” são inúmeras e percorrem valores econômicos, sociais e ambientais.

Muitas vezes o valor investido em CAPEX (sigla da expressão inglesa Capital Expenditure, que corresponde ao investimento em bens de capital, ou seja, o custo da construção), pode ser considero elevado, porém o gasto em OPEX (Operational Expenditure, ou seja, despesas operacionais como contas de consumo e custos de manutenção) é sempre maior. Neste contexto, ter um empreendimento com performance orientada pela sustentabilidade faz toda a diferença.

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo United States Green Building Council (USGBC) tem como objetivo avaliar empreendimentos quanto ao seu desempenho energético e ambiental, estimulando práticas sustentáveis como eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, qualidade ambiental de interiores e a inovação de processos.

Segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), mais de mil edificações já possuem a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que tem como objetivo avaliar empreendimentos quanto ao seu desempenho energético e ambiental, estimulando práticas sustentáveis como eficiência energética e hídrica, gestão de resíduos, qualidade ambiental de interiores e a inovação de processos.

O Brasil ocupa a 4ª posição em quantidade de empreendimentos com certificação LEED no mundo! Um número relevante e muitas vezes passa despercebido pelos profissionais do segmento de engenharia e construção. Ainda há muita oportunidade de desenvolvimento neste sentido, porém a Método está empenhada em não apenas manter seu portfólio de obras sustentáveis, mas em fomentar o assunto no Brasil.

A construção civil tem um papel fundamental na criação de um mundo mais sustentável, pois abraça as principais indústrias demandando recursos muitas vezes não renováveis. Além de desenvolvimento tecnológico e muita engenharia, o item mais importante para a gestão adequada do planeta é a postura das pessoas. O Meio Ambiente depende da atuação de cada indivíduo em seu “microambiente” e posteriormente de cada organização em seu ecossistema.

Saiba mais sobre nossa participação para desenvolver o conceito de “edificações verdes” > > Cultura Sustentável

 

#GBCBrasil #USGBC #GreenBuilding #CertificaçãoLEED #Construçãosustentável

X