< Blog

Built to Suit na área da saúde

Imagine um empreendimento viabilizado e construído de acordo com todas as necessidades de um edifício hospitalar. Ao invés do operador assumir a compra do empreendimento qualquer ou buscar uma alternativa de espaço para alugar, ele teria um espaço sob medida, que atenda todas as particularidades de sua empresa e serviço. Esta realidade está se tornando uma prática comum e os patrimônios, no segmento hospitalar, aparecem como alternativas para investidores que visam fechar negócios duradouros, já que normalmente, os contratos de locação duram décadas.

Este conceito de atividade imobiliária é conhecido como built to suit, algo como construído para se adequar, em tradução livre. Este modelo de contrato dinamiza o mercado imobiliário, pois um projeto feito de acordo com as necessidades do futuro inquilino e construído sob um contrato pelo qual o investidor propicia uma solução imobiliária de acordo com as preferências de quem vai usufruir por um período preestabelecido. O acordo pode garantir o retorno do investimento e também a remuneração pelo uso do local.

A Rede D’Or São Luiz, a maior rede de hospitais privados do Brasil, por exemplo, aderiu a este modelo de operação. No entanto, quando decidido trabalhar desta forma, as construções já existiam quando foram comercializadas. O presidente do Conselho da Rede D’or do São Luiz, Jorge Moll, destacou, durante uma entrevista para a edição número 11 da revista Melhores Práticas, que a maior vantagem desse bussiness é evitar, no longo prazo, as renegociações de dívidas com o banco, uma vez que as facilidades ou dificuldades ficam ao sabor do momento econômico. O CFO da Rede D’Or de Hospitais, Carlos Vasques explicou, na mesma publicação, que o contrato do hospital tem a duração de 25 anos e pode ser renovável por mais três termos, no total de 100 anos.

O contrato ainda prevê um aluguel fixo independente do faturamento, reajustado pelo IGPM e pelo mercado ao final de cada termo.
Esse modelo de negócio é relativamente novo no Brasil, e carrega muitas vantagens para empresas que optam por esse tipo de contrato de locação. Do lado de quem investe é necessário grande conhecimento de mercado para estruturar uma proposta que seja viável. No entanto, vale lembrar que estas condições devem ser negociadas de acordo com as necessidades do locatário e do investidor, tendo em vista o retorno do investimento e a lucratividade do negócio.

A Método está preparada para este tipo de demanda. Em conjunto com a MTD Properties oferecemos soluções integradas para o negócio e sua engenharia, ou seja, resolvendo todas as pontas do empreendimento com o diferencial de manter-se o atendimento aos altos requisitos técnicos de projetos complexos como são os hospitais.

 

 

#BTS #engenharia #healthcare #ConstruçãoCivil #Hospitalar #builttosuit

X