< Blog

5 Mitos sobre o BIM

Se você já ouviu falar em BIM, provavelmente já escutou algumas das frases que vamos explorar neste texto. Esses tais “mitos” dificultam o desenvolvimento e disseminação de seu conceito no mercado.

Se você  não sabe o que significa a sigla BIM, o conteúdo a seguir pode te ajudar. Então vamos direto ao ponto para desmistificarmos alguns conceitos, como:

  1. BIM É UM SOFTWARE

    O BIM (Building Information Modeling) é uma forma de se desenvolver um projeto que engloba processos, pessoas e ferramentas (softwares).  Com ele é possível compilar, organizar e gerenciar várias informações relativas ao ciclo de vida de uma edificação. Sem os softwares necessários para sua aplicação não é possível colocar a metodologia em prática, porém ela é bem mais abrangente que apenas um programa de computador. Isso significa que trabalhar com o Revit não é necessariamente trabalhar com BIM, como alguns pensam. Há uma série de conceitos e maneiras de se conduzir processos e gerenciar informações que estão além das plataformas de trabalho utilizadas para este fim.

  2. TRABALHAR EM BIM DEMORA MUITO

    Infelizmente, no mercado ainda há uma cultura de elaboração de projetos diferente da que o BIM prega. Trabalhar em BIM significa que o tempo dedicado ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto é maior, porém a grande redução de alterações de projeto durante a execução da obra, que têm altíssimo impacto no custo, acaba compensando este tempo bem investido.

    É natural que o projeto seja concluído mais rapidamente quando não são consideradas e compatibilizadas todas as disciplinas. Antes do BIM, era muito comum ter celeridade nessa etapa, porém no momento de compatibilização surgiam várias alterações. Além disso, o BIM trouxe um expressivo ganho de produtividade operacional.

  3.  BIM É MAIS CARO

    Não é justo dizer que BIM é mais caro que o formato tradicional, pois trata-se de outro produto. Isso quer dizer que a entrega terá maior qualidade, integração entre as disciplinas, maior rastreabilidade de quantitativos e de alterações de projeto, além de melhor visualização e compreensão dos envolvidos. Os softwares e hardwares necessários têm, em geral, um preço mais elevado do que os praticados num contexto sem BIM. O investimento inicial de aquisição e implantação pode ser mais alto que o habitual, porém é possível ter um excelente retorno após a concretização de alguns projetos. Este é um caso de como o pensamento de curto prazo impacta negativamente a cultura de muitas empresas, que acabam não aderindo novas tecnologias por não verem um resultado imediato.

  4.  BIM É UMA TENDÊNCIA

    BIM deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade. É uma realidade. Quem não estiver trabalhando neste formato já está para trás, pois ele passou a ser a porta de entrada para várias tecnologias do segmento de construção e infraestrutura, como: realidade aumentada, IOT, Big Data, impressora 3D, Lazer Scan, Modularização etc. Sem um modelo virtual as interações com diferentes plataformas digitais se torna impossível. Em 2018 foi lançada uma estratégia de disseminação BIM no Brasil, mostrando o estabelecimento da metodologia:
    http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/ce-bim

     

     

  5. SÓ ARQUITETOS E ENGENHEIROS VEEM VANTAGEM

    Os benefícios da utilização do BIM são muito mais abrangentes do que se pensa. Uma vez utilizado para elaboração de projetos e execução de obras, a partir dele é possível fazer a gestão de toda a manutenção, sustentabilidade, segurança e eficiência energética, por exemplo. Durante o ciclo de vida de um empreendimento, apenas 15% dos custos estão relacionados ao projeto e construção enquanto que 85% de seu custo estão relacionados à operação. Os custos de OPEX são de interesse de diferentes stakeholders, portanto, o BIM é mais do que necessário, ele é a escolha certa para os negócios.

A Método foi pioneira na implantação do BIM em seu sistema de gestão há 11 anos. Somo duas vezes ganhadores do Prêmio de Excelência BIM do Sinduscon-SP.

Saiba mais:
https://sindusconsp.com.br/sinduscon-sp-comemora-quarta-edicao-do-premio-de-excelencia-bim/

 

 

#bim #excelênciabim #prêmiobim #sindusconSP #asbea

X