< Blog

Lean Production: Método 4 em 1 na instalação de gás natural

O gás natural encanado constitui uma energia limpa e sustentável encontrada em reservatórios profundos do subsolo. É extraído da terra a partir de perfurações em plataformas marítimas ou em terminais de gás e, assim como o petróleo, é um derivado da degradação da matéria orgânica. Sua utilização tem se popularizado em residências, indústrias e em diversos negócios devido às suas várias vantagens – dentre elas: maior conforto, fornecimento contínuo e segurança. Dessa maneira, a demanda por sua instalação é crescente e a necessidade de eficiência neste processo também.

Atualmente, a Método atende projetos em todas as etapas do ciclo do gás, incluindo a instalação do gás natural em residência. Isso exige uma agilidade ímpar para que seus clientes se sintam satisfeitos e tenham o menor impacto possível em suas rotinas.

É nesse contexto que a Método aplicou conceitos de Lean production para aprimorar a capacidade e a efetividade operacional. Objetivando melhorar a eficiência do processo de modo a elevar o nível de satisfação do cliente, assume-se uma postura empática de se colocar na posição dos usuários, e assim, compreender suas necessidades e expectativas.

Percebe-se que quanto antes a ligação do gás é feita e o trabalho é finalizado, melhor é a experiência do cliente e maior o seu contentamento. Dessa forma, a jornada 4 em 1 consiste justamente na redução de tempo com que a operação é feita e no aumento de sua assertividade. Na metodologia tradicional, uma casa leva, em média, 20 dias para ser ligada. No modelo mais eficiente, o prazo para que seja realizado o mesmo serviço é de 24 horas. Esse resultado somente é possível devido ao rigoroso planejamento do engenheiro de cada frente de trabalho juntamente com seu analista, além do estudo de cada etapa da operação.

Etapas da Jornada 4 em 1

 

  • Etapa 1: Controle de Programação

A primeira atividade consiste no Controle de Programação, na qual o programador faz a gestão da informação das fases posteriores, além do suporte à equipe de campo. Nesse ponto, tem-se que a jornada tradicional possui cinco tentativas de contato com o cliente, enquanto na 4 em 1 há somente uma. Dessa forma, existe 75% menos esforço por parte da programação.

 

  • Etapa 2: Vistoria

A etapa seguinte é a Vistoria, onde o vistoriador faz o levantamento na casa do usuário e projeta o melhor traçado para a tubulação, resultando em um croqui (desenho) do imóvel com a aprovação do cliente. Com o planejamento aplicado à esta operação, também se observa uma eficiência maior neste momento. Em seguida, iniciam-se as fases de execução das atividades.

 

  • Etapa 3: Instalação Interna

A primeira delas é a de instalação interna, período no qual os encanadores constroem o que ficou anteriormente acertado na vistoria, fazendo as válvulas de fácil acesso, os pontos de atendimento a cada equipamento, além da ventilação – tudo de acordo com as exigências das normas técnicas. Este processo costuma durar, em média, oito dias no método tradicional. Com a aplicação do Lean na atividade, verifica-se um benefício de 94% no Lead time.

 

  • Etapa 4: Construção do Ramal

Na sequência, é feita a construção do ramal, que consiste na interligação da tubulação da casa do cliente com a rede na rua. Assim como a etapa anterior, no modelo tradicional demora-se em média mais oito dias para a sua conclusão.

 

  • Etapa 5: Ligação

A ligação acontece em seguida quando o gasista faz a conversão dos equipamentos existentes na casa, além de ser o momento de testes e verificação da estanqueidade. A partir daí, o usuário já consegue utilizar seus equipamentos com gás uma vez que as ligações estão em funcionamento. Na jornada tradicional, este processo costuma demorar mais quatro dias. No modelo 4 em 1, por sua vez, verifica-se a vantagem da eliminação das tratativas de carteiras, além de descartar as possibilidades de pendências na construção e de equipamentos danificados, comuns no outro modelo.

 

  • Etapa 6: Recomposição

Por fim, a última etapa é a de recomposição, na qual a equipe de pedreiros e ajudantes recompõem o que foi necessário intervir nas etapas anteriores, seja a calçada, o piso interno do jardim ou de qualquer outro elemento, sempre utilizando os materiais pré-existentes e garantindo a mesma qualidade anterior à quando o serviço foi realizado.

 

Dessa forma, finaliza-se o ciclo de atendimento. Isso resulta, em média, que todo o processo leva vinte dias na jornada tradicional. Na Jornada 4 em 1, todo o processo de execução – as quatro últimas etapas – é feito em um único dia. Ou seja, em até 24 horas o usuário tem sua casa ligada podendo utilizar-se dos benefícios do gás natural encanado com muito mais rapidez.

A eficiência deste resultado somente é possível a partir do minucioso estudo de cada etapa e frente de trabalho, além de um rigoroso planejamento e de equipes treinadas. O foco de todos os envolvidos no processo é o cliente, sua segurança e seu bem-estar, e o menor tempo gasto na execução implica numa maior eficácia e melhor experiência do usuário.

#LeanProduction #goMétodo #Método4em1 #GásNatural #SegurançaéInogociável

X