< Blog

A reestruturação dos hospitais para lidar com pacientes com COVID-19

Para lidar com o surto do coronavírus, hospitais do Brasil e do mundo criaram um fluxo exclusivo para os pacientes infectados, fazendo mudanças significativas em suas estruturas para garantir a segurança dos profissionais de saúde e pacientes.

Essas instituições de saúde tiveram que destinar áreas, existentes ou novas, para direcionar as pessoas infectadas. Esses espaços precisam abranger todas as etapas do atendimento do paciente – abertura de ficha na recepção, atendimento médico, coleta de exames, medicação e alta ou internação.

Separar o fluxo de pacientes é a forma que as organizações de saúde encontram para facilitar o manejo dos casos e reduzir o risco de contágio dentro do hospital. Logo na entrada, aqueles com sintomas suspeitos da doença são imediatamente direcionados para esse atendimento especializado. Ali, os profissionais de saúde também devem seguir de forma diferente. O nível de paramentação e o grau de atenção ao contágio são maiores do que em um atendimento e ambiente usual, por isso os profissionais devem estar alertas para o risco de contágio durante a colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

É importante lembrar que as medidas de segurança estão sendo tomadas para garantir que os pacientes não deixem de procurar atendimento médico por medo de contrair a COVID-19 ao apresentarem sintomas. Em suma, os hospitais estão trabalhando com espaços duplicados para dar maior conforto e segurança ao paciente e aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

Adiar uma visita ao pronto-socorro pode ser prejudicial à sua saúde. O diagnóstico precoce permite que pacientes e médicos iniciem o melhor protocolo de tratamento, diminuindo os riscos de complicações futuras. Se você sentir qualquer desconforto, entre em contato com o seu médico de confiança. Ele vai indicar a melhor solução para o seu caso.

 

#Coronavírus #Covid19 #HospitaldeCampanha #Pandemia #GestãoHospitalar #Healthcare #ConstruçãoCivil #FastConstruction #EngenhariaCivil

X