< Blog

Engenharia Civil e os desafios da inovação tecnológica

A engenharia civil, popularmente conhecida por ser uma área tradicional, está sendo desafiada pela inovação tecnológica. O que temos percebido é que as empresas que conseguem ver a situação como uma oportunidade, estão se reinventando a partir de parcerias ou criação de empresas que trazem o uso da tecnologia como parte natural de seu processo e cultura. Essas novas organizações são conhecidas como construtechs e proptechs, startups dos mercados de construção e imobiliário, respectivamente, que vieram para solucionar um dos principais desafios do ramo: a produtividade.

As startups têm o grande potencial de fazer com que as empresas convencionais repensem as formas de trabalho e desenvolvam, de maneira colaborativa, produtos que trazem benefícios para os clientes, tanto internos como externos. Elas também permitem que os processos e as entregas de valor sejam mais ágeis em todas as etapas do relacionamento com o cliente.

O processo de digitalização já é uma realidade nos empreendimentos que desenvolvemos na Método, em diversos segmentos, inclusive a área da saúde – onde muitas intervenções são realizadas com prédios hospitalares em pleno funcionamento. Junto com startups parceiras, oferecemos novas funcionalidades que agregam valor para os nossos clientes.

Em todos os nossos trabalhos, disponibilizamos o tour 360º da Banib, que permite uma visão detalhada da obra e de seus avanços. Utilizamos a ferramenta para a elaboração de levantamentos e para vistorias de obra, etapas que demandam registros técnicos precisos e informações fundamentais para a entrega do serviço como um todo.

A Construcode é outra parceria importante da Método. Focada na etapa de obras propriamente dita, a ferramenta é utilizada para automatizar o processo de gestão da informação em canteiros. QRCodes fornecem nos dispositivos móveis dos gestores da Método acesso rápido aos projetos atualizados. Esses códigos são posicionados estrategicamente ao redor da construção. Além da agilidade que o gestor conta, por poder analisar somente o projeto que o interessa, ainda há a diminuição do número de impressões.

Realizamos uma série de pilotos com o uso de diferentes tecnologias, em obras de menor escala quanto em projetos de altíssima complexidade e proporção, e os resultados estão sendo extremamente favoráveis, tanto para nosso time, quanto para os clientes, que passam a ser atendidos de forma muito mais ágil e assertiva.

Contar com o know-how das startups, mesmo em áreas como a construção civil, é um caminho sem volta. Inovação aberta é um ótimo caminho para o desenvolvimento organizacional e do setor em que sua empresa está inserida.
Fale com nosso time de inovação para saber mais sobre esta estratégia, com certeza podemos auxiliar com o que temos aprendido.

Inove conosco >>inova@metodo.com.br

 

#inovaçãoaberta #openinnovation #construtechs #proptechs #startups #healthcare

X