< Blog

Vantagens na Utilização de Madeira Engenheirada

A industrialização da construção civil é um tema mais que atual, sua urgência tem sido uma realidade para empresas que desejam estar na vanguarda do mercado. São diversos os assuntos que povoam este tema, desde a segurança, logística, produtividade, digitalização e os métodos construtivos, porém a ideia deste conteúdo é explorarmos um método construtivo que tem sido um grande sucesso. A Madeira Engenheirada tem sido cada vez mais explorada e vem apresentado seu grande potencial no contexto da industrialização.

O que é Madeira Engenheirada?

Trata-se de um material processado industrialmente para otimizar o seu desempenho na construção civil, ou seja, a madeira passa por processos que resulta em um material fabricado de excelente propriedade construtiva. Esses processos podem ser divididos em dois tipos de produtos finais, a CLT (sigla para madeira laminada cruzada, Cross Laminated Timber em inglês) e a MLC (sigla para madeira lamelada colada, Glue Laminated Timber ou Glulam em inglês). A diferença entre as duas é que a CLT possui fibras perpendiculares umas às outras, enquanto na MLC, são paralelas.

Veja a seguir as cinco principais vantagens da utilização desse material.

 

  1. Produtividade: Uma vez no canteiro, os painéis são içados e montados com um índice de produtividade em torno de 3m²/ homem-hora. Essa é uma velocidade até três vezes superior à registrada em obras com alvenaria convencional.

  2. Desempenho: Flexibilidade e conforto termo acústico, sendo possível incluir barreiras de radiação solar e de umidade em paredes externas e internas, forros e telhados.

  3. Versatilidade: Por apresentar propriedades que permitem a fácil manipulação do material, alcança-se maior liberdade criativa em desenhos e formas para os projetos de arquitetura.

  4. Sustentabilidade: Não é concebível pensarmos num projeto ou processo sem olharmos o aspecto ambiental e social. A madeira utilizada para a construção das paredes e piso tem origem em reflorestamento, ou seja, sequestram carbono e são renováveis.

  5. Construtibilidade: A construção em madeira é seca e possui 1/5 do peso do concreto. Esse aspecto proporciona uma mobilidade melhor no canteiro bem como a aplicação de diversas possibilidades que teriam alto impacto pelo peso.

 

Em 2021, nos juntamos a jornada de Inovação proposta pelo CTE enredes e, durante os aprendizados e trocas de experiências, temos enriquecido ainda mais nosso repertório sobre Madeira Engenheirada, sustentabilidade, digitalização do canteiro e o uso do BIM. Nossa participação da Jornada tem gerado muitos frutos positivos. Os participantes que aceitaram o desafio e se dedicaram ao programa, têm a missão de participar do nosso evento interno chamado o #InovaTalks.

Trata-se de um fórum, online, onde são apresentados conteúdos assimilados nos treinamentos a todos os colaboradores da empresa. Além de ser um momento de conexão entre diferentes áreas da companhia, o evento cria oportunidade para que os colaboradores desenvolvam suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Cada método e processo escolhido para a edificação de um empreendimento fará grande diferença no desenvolvimento e execução de um projeto. Portanto, mais importante do que definir qual será o método construtivo é ter um bom planejamento de construção, entendendo quais serão os impactos de cada disciplina na viabilidade do empreendimento. O momento ideial para mapear as oportunidades e riscos de uma obra é justamente antes de começá-la. A esta etapa chamamos de Pré-construção.

 

A importância da Pré-Construção

Mais de 80% dos mais de 1.500 projetos de alta complexidade que fizemos, foram executados após uma Pré-construção, o que permitiu a Método e aos clientes obterem resultados satisfatórios, independentemente do perfil do empreedimento. Seja uma edificação hospitalar, comercial, escolar, varejista, industrial, aeroportuária ou qualquer outro perfil, a redução de custos e otimização de recursos só será realmente eficaz se aplicada no marco zero de um projeto.

Para aplicar Madeira Engenheirada não é diferente, todos os estudos de viabilidade e de Engenharia de Valor devem ser feitos antes mesmo da fase de orçamentação para garantirem maior eficiência em todos os processos conseguintes. Caso queira saber como a Método pode contribuir com seu invesimento em algum emprendimento entre em contato conosco, será um prazer esclarecermos suas dúvidas.

 

#MadeiraEngenheirada #Industrialização #Préconstrução #ConstruçãoCivil #BIM #Inovação #Logística

X