< Blog

Urbanismo Tático

urbanismo é uma forma de estudo, planejamento, regulação e controle das cidades.   Intervenções urbanas são parte do desenvolvimento e crescimento dos municípios, que estão em constante movimento, variando de acordo com as relações e interações humanas e a ocupação de determinados locais. O planejamento urbano estatal e municipal, acontecem em uma velocidade que pode ser mais lenta que o avanço da densidade populacional e seus hábitos de convivência. Devido aos processos e burocracias exigidos para essa escala nem sempre é possível ao poder público acompanhar o ritmo com o qual os problemas surgem. Com a pandemia, essas relações se modificaram muito intensamente, de maneira imprevisível. Espaços ao ar livre, como praças e parques, começaram a ser mais frequentados. Surge então uma demanda da sociedade em realizar modificações estratégicas que se adequem as necessidades da situação.  

Urbanismo Tático

E assim que surge como estratégia o urbanismo tático. O urbanismo tático é uma prática que elabora estratégias urbanas rápidas, de pequena escala e menor custo. Essas ações são geralmente pontuais e colaborativas, com participação da comunidade, que vive cotidianamente os espaços, e junto à especialistas, consegue oferecer um melhor panorama dos defeitos e das necessidades que surgem nos espaços. Essa forma de planejamento propõe projetos alternativos, engajando a sociedade e o poder local a se unirem e executarem pequenas intervenções direcionadas.  

Micro Escala de Ação

micro escala de açãopode ser definida como estratégias de pequeno alcance, que podem ser temporárias e adaptadas a um determinado período.  

Na pandemia, por exemplo, o uso de transportes alternativos também aumentou. As pessoas começaram a dar preferência a realizarem o trajeto a pé ou de bicicleta, quando era possível, mas muitas áreas da cidade não estavam prontas para receber esse tipo de ocupação. Nesse cenário, seria possível, por exemplo, aumentar a área de circulação e permanência para pedestres ocupando um pedaço das faixas de trânsito, que estariam subutilizadas. 

Um coletivo colombiano, da cidade de Bogotá, é um exemplo que atua diretamente junto a organismos públicos e privados, para realizar ações relevantes na cidade. O Colectivo Microurbanismo [MU], já realizou diversas ações, ajudando o pedestre a se apropriar da cidade e adaptando as vias para sua ocupação segura em locais com alto fluxo de veículos. 

As propostas realizadas nesse contexto podem variar entre oficinas participativas, instalação de mobiliário urbano, pinturas (em muros, vias, equipamentos) e outras ações pontuais de forma a melhorar a mobilidade, segurança e acessibilidade. 

O urbanismo tático foca na escala humana do planejamento, com ações dinâmicas e participativas, atuando como prática eficaz para melhoria da qualidade de vida nas cidades, construindo ambientes adaptáveis a necessidade dos cidadãos e tem se mostrado como uma prática eficiente. No entanto, o urbanismo tático deve sempre ser aliado a políticas urbanas bem estruturadas, contando com a participação de múltiplos atores, como órgãos públicos e privados, além da participação da comunidade local. O envolvimento das pessoas e das comunidades é essencial para que todos, em conjunto, consigam realizar um trabalho completo, atendendo às diferentes demandas. 

Você já percebeu algum local perto de sua casa ou trabalho que poderia ser ressignificado? Muitas vezes uma grande mudança começa na mente de poucas pessoas, através de uma ideia. O urbanismo muda a vida da gente, mas nós também podemos mudá-lo contribuindo com um impacto social positivo. 

#PlanejamentoUrbano #UrbanismoTático

X