< Blog

Tratamento e Recuperação de Coberturas de Vidro

Um dos pilares da Gestão de Ativos é a Manutenção, o principal fator para a operação com máxima produtividade e aumento da vida útil do edifício. Com determinada frequência, todo edifício exige algum tipo de manutenção, seja para reparar eventuais danos ou para prevenir que eles surjam.

Em coberturas, sejam elas em lajes, telhas metálicas, telhas cerâmicas ou até mesmo vidro, o principal causador de problemas é a infiltração. Por estarem constantemente expostas às intempéries, as coberturas sofrem de forma acelerada o processo de degradação, podendo se agravar ainda mais com a ausência de manutenções periódicas, reduzindo a vida útil dos elementos e prejudicando às operações e atividades da edificação.

O projeto

Em uma de nossas obras, tínhamos o desafio de resolver um problemas de estanqueidade em uma cobertura de vidro, e, para isso, procurávamos por uma solução eficiente, de alto desempenho e com bom custo-benefício. Nessa busca, realizada em conjunto com nosso fornecedor parceiro, obtivemos conhecimento do produto da GE, o Enduris. Trata-se de uma membrana líquida impermeabilizante de silicone para tratamento e recuperação de telhados, lajes e coberturas metálicas. Embora a especificação principal do produto não seja para coberturas em vidro, após testes realizados em conjunto com o nosso fornecedor parceiro e com a equipe GE, obtivemos excelentes resultados nas vedações, eliminando a necessidade de remoção do silicone existente, uma vez que o produto poderia ser aplicado sobre ele. Dessa forma, chegamos a um ganho de produtividade, mantendo um resultado consistente.

Resultado de excelência

Além de formar uma vedação durável e resistente à água, pudemos observar algumas vantagens, como:

  • Maior rendimento do produto em sua aplicação
  • Boa aderência aos elementos pré-existentes (vidro e silicone de vedação)
  • Facilidade de aplicação, utilizando pincel com apenas uma demão;
  • Maior agilidade no processo em relação às técnicas tradicionais
  • Menor custo

Foi realizada a vedação completa nas juntas entre vidros (longitudinais e transversais) de 4 coberturas em vidro, totalizando uma área de intervenção de mais de 3000 m². Conseguimos entregar um resultado satisfatório, resolvendo completamente a patologia.

Ao longo de nossa história, tendo participado de milhares de projetos, aprendemos a encarar a resolução de problemas como uma oportunidade de aprendizado. Sempre buscando técnicas eficientes e inovadoras, pudemos manter a qualidade de nossos projetos, durante a obra e a operação, criando um vínculo de confiança e respeito com nossos clientes, garantindo a satisfação de ambas as partes e a eficiência de nosso serviço.

#GestãoDeAtivos #Reparação #Skylight #Impermeabilização

X