< Blog

Dicas para um bom Laudo de Avaliação de Imóveis

Desde 2011 trabalhamos no segmento de Avaliação de Imóveis na Método, dentre várias outras soluções de engenharia para os negócios. Neste período, fizemos diversos estudos e melhorias em nossos processos e identificamos uma recorrência de falhas relacionadas às informações de um laudo que muitas vezes escapam aos olhos de Avaliadores e Instituições.

Pensando nisso, listamos seis dicas importantes de itens que não podem deixar de ser considerados em boas avaliações:

  1. FINALIDADE

    O Solicitante deve sempre informar o fim a que se destina a Avaliação. Cada uma pode exigir informações específicas que devem ser incluídas no relatório. Embora este primeiro item pareça óbvio, muitas pessoas acabam dando início ao processo sem ter sua finalidade clara.

  2. DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL

    É imprescindível a checagem de vínculo entre a documentação e o imóvel apresentado pelo cliente. Se necessário, as partes devem consultar a Prefeitura para sanar eventuais dúvidas.

  3. LEI DE ZONEAMENTO

    Além do uso (residencial, comercial etc.), o Potencial Construtivo e a Taxa de Ocupação (percentual de aproveitamento do terreno) influenciam diretamente no valor. Verifique sempre a Legislação Municipal!

  4. EQUIVALÊNCIA DE ÁREAS

    Não podemos esquecer de analisar a influência de cada andar na comercialização dos imóveis. Em Imóveis Comerciais por exemplo, o térreo invariavelmente possui maior valor que os demais pavimentos, nestes casos, deve-se trabalhar com áreas equivalentes.

  5. ÁREAS DE PRESERVAÇÃO

    Verifique sempre a incidência dessas áreas sobre o terreno e amostras. Conforme a Lei Federal 12.651, imóveis próximos a cursos d’água devem respeitar os recuos mínimos pré-estabelecidos, o que muitas vezes pode impossibilitar construções no imóvel.

  6. HOMOGENEIZAÇÃO DE DADOS

    Fatores ou ponderações de áreas, aplicadas ao avaliando, também devem sempre ser aplicadas aos imóveis pesquisados, caso contrário o resultado será equivocado.

Temos na Método muito orgulho do trabalho desenvolvido com Avaliações de Imóveis, um dos segmentos atendidos na Unidade de Negócios Método Fast. Somos reconhecidos por nossos clientes pelo diferencial de atendimento, rapidez, seriedade e segurança nas informações dos Laudos, com a certeza da efetivação de bons negócios!

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nossa forma de trabalhar, entre em contato conosco: comercial@metodo.com.br.

 

 

#avaliaçãodeimóveis #fastconstruction #laudosdeavaliação #laudostécnicos

X