< Blog

Jornada da Inovação

Manter-se sempre a par das mais recentes tendências e tecnologias é um dos desafios do mercado da engenharia. Ao longo dos anos, procuramos promover iniciativas que nos ajudassem a crescer e a nos manter atualizados, desenvolvendo nosso know-how e agregando valor aos nossos processos. Entre as iniciativas, destacamos nossa participação na Rede de Construção Digital Industrializada (RCDI), que é promovida pelo CTE Enredes 

A RCDI é um sistema de relacionamento entre empresas líderes do setor (escritórios de projetos, incorporadoras, construtoras, indústrias de materiais e equipamentos e fornecedores de tecnologia), que ativamente geram soluções inovadoras para a construção. Fazer parte da Rede tem nos proporcionado muitas oportunidades incríveis para desenvolvimento e aprendizado. Já participamos do desenvolvimento de ebooks, grupos de estudos, palestras, workshops, treinamentos e várias ações de fomento a inovação e a colaboração no setor de Engenharia e Construção 

Jornada da Construção Digital

Desde nosso ingresso, nossos colaboradores tem tido a oportunidade de participar ativamente. Como exemplo, podemos citar a Jornada da Construção Digital, exclusiva para membros da RCDI, que foi desenvolvida para multiplicar o conhecimento entre os profissionais das empresas participantes, gerando valor através de treinamentos e engajando os participantes em três diferentes temas: 

  • Transformação Digital 

    Marketing, Vendas Digitais e Blockchain; Big Data, IA e Machine Learning; BIM; Smart Building e Internet das Coisas; Canteiros Inteligentes e Drones aplicados ao universo da construção, sempre com o foco em trazer usos reais e cases práticos.

  • Industrialização

    Pré-fabricados de Concreto; Wood Frame e Madeira Engenheirada; Construção Metálica; Construção Modular; Sistemas Prediais Industrializados; Impressões 3D; importantes para a evolução do segmento, principalmente no que diz respeito a segurança e produtividade.  

  • Sustentabilidade

    ESG; Certificações Sustentáveis; Eficiência energética, conforto ambiental, biofilia; Canteiro de Obra Sustentável; Operações Sustentáveis; Smart Cities e Urbanismo Sustentável. Falar de futuro e inovação sem mencionar a sustentabilidade é caminhar sem direção, talvez a mais importante das direções.

O programa é experimentado de forma totalmente online e suas oficinas acontecem via plataforma digital, num período de 18 semanas, oferecendo diferentes formatos e mídias para apresentar conceitos, metodologias e cases nacionais e internacionais. No time Método tivemos 37 participantes, que aceitaram o desafio de ampliar seus conhecimentos, se inscreveram e se comprometeram em se dedicar. 

Inova Método

Como forma de retroalimentar o conhecimento técnico dentro da Método, criamos internamente a Jornada da Inovação. Trata-se de um formato de gestão do conhecimento que possibilita organizar as informações para sejam transmitidas a todos os colaboradores, mesmo depois que o treinamento terminar. Os participantes são convidados a transmitirem seus conhecimentos em três formatos complementares: 

  • InovaTalks

     Os colaboradores participantes criam uma apresentação sobre os conteúdos assimilados, revezando-se para explicar os principais conceitos num evento ao vivo aberto a todos os colaboradores da Método. O evento é gravado e pode ser acessado posteriormente por quem não pode comparecer. O evento ocorre bimensalmente. 

  • Publicação Técnica

    Os participantes criam publicações resumidas no Comitê Técnico de Procedimentos Executivos contendo imagens, texto descritivo e seu comentário particular. Estes posts são publicados no Yammer (rede social corporativa) onde podem receber comentários e interações diversas de toda a empresa. 

  • Jornal Interno

     Todos os eventos do InovaTalks bem como as publicações no Comitê são divulgados amplamente através do Método Fatos, um jornal interno quinzenal da Método, onde são comunicadas novidades, notícias, cases de sucesso, dicas de conhecimento e capacitação além de atualizações das obras e contratos. 

Existem diversas formas de incentivar a mentalidade voltada para a inovação dentro das organizações. Ainda temos muito o que aprender, porém estamos caminhando rumos a construção de um futuro melhor. Em parceria com a RCDI, ao longo dessa Jornada, temos conseguido engajar nossa equipe nos três diferentes temas e seus desdobramentos, construindo um ambiente de autodesenvolvimento.  A Inovação faz parte de nosso DNA e fomentar soluções que promovam a capacitação e o crescimento de nossos colaboradores alimenta nosso constante desejo de sermos a cada dia melhores que ontem.  

#JornadaDaInovação #InovaTalks #RCDI #Inovação #ConstruçãoDigital

X