< Blog

Juntos Pela Segurança: Eliminando Riscos, Valorizando a Vida

Seja na construção civil ou na indústria, os ambientes de trabalho podem apresentar riscos diários à saúde e segurança. Criar e manter um ambiente seguro para todos é nossa maior prioridade, para que assim possamos garantir qualidade e saúde em todos os âmbitos da vida, não apenas no âmbito profissional

Foi pensando nisso que em julho de 2021 lançamos o Juntos Pela Segurança. Um programa que reúne uma série de ações distribuídas em uma jornada progressiva que tem como objetivo unificar e estruturar as iniciativas já praticadas na companhia de forma a atingir um patamar superior de cultura em Segurança do Trabalho e, consequentemente, melhorar os indicadores de desempenho de Saúde e Segurança. Implementado nos projetos de todas as unidades de negócio (Fast, Civil e Industrial), atualmente o programa atinge cerca de 2.500 colaboradores, sempre buscando gerar comprometimento de todos os que participam.

O Juntos Pela Segurança tem como base o conceito de Segurança Baseada nas Pessoas (People-Based Safety) que é conhecido por ser “uma extensão e evolução da segurança baseada em comportamento” (E. Scott Geller). Neste conceito, de cultura de segurança total, as pessoas devem tender a:

  • AGIR para proteger a si e aos outros de lesões não intencionais;
  • TREINAR a si mesmo e aos outros para identificar limitações de atos seguros e fornecer feedback construtivo;
  • PENSAR em maneiras de promover e favorecer o comportamento seguro, e;
  • FOCAR e analisar estrategicamente as atividades para identificar os perigos e comportamentos de risco.

Dessa forma, geramos um comprometimento de todos para mantermos sempre um ambiente seguro e, consequentemente, maior aderência à cultura Método e às necessidades de cada cliente.

Todas as ações são desenvolvidas em parceria com o time de comunicação interna para que possamos utilizar as melhores práticas de retenção de atenção e engajamento visual. Sempre com linguagem de fácil entendimento e que criam conexão com o público-alvo, o material é rico em conteúdo visual e, em alguns momentos, faz alusão a temas do cotidiano como futebol e heróis dos quadrinhos. Assim, conseguimos aproximar o conteúdo a realidade de todos, engajando um maior número de pessoas.

Pouco tempo após sua implementação, já conseguimos notar um comportamento mais seguro em todos os níveis, com o registro de desvios e incidentes, o cuidado consigo e com o próximo, o trabalho em equipe e a constante inovação na criação de dispositivos e soluções que aumentam a segurança das atividades.

Para nós, segurança é inegociável e essa é mais uma de nossas iniciativas com o objetivo de promover um ambiente completamente seguro, prevenindo acidentes, reduzindo riscos e valorizando nosso bem mais precioso: a vida.

#JuntosPelaSegurança #SegurançaéInegociável #goMétodo

X