< Blog

Comitê Técnico: inovação na gestão de conhecimento

Um dos desafios mais comuns em grandes empresas é a Gestão do Conhecimento. A Método se divide entre três principais unidades de negócio: Fast Engineering, Civil e Industrial. Cada unidade conta com centenas de colaboradores, que atuam por todas as regiões do país, de Norte a Sul. Sendo assim, é importante que exista um processo de disseminação e integração de práticas e processos, para que a informação possa ser preservada como um ativo de toda a companhia e esteja disponível para todos que queiram acessá-la.

A iniciativa

Uma das iniciativas para reter o conhecimento foi a criação do “Comitê Técnico de Procedimentos Executivos Método”, que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas, soluções técnicas e aumentar o nosso acervo, com o desenvolvimento de novos procedimentos. O comitê conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas das três unidades de negócio, o que torna esta troca ainda mais enriquecedora.

Como funciona

No último ano, com a pandemia da Covid-19, novos ambientes digitais de colaboração estão sendo cada vez mais disseminados, e nesse caso não poderia ser diferente. Nos adaptamos ao trabalho remoto em muitas atividades e criamos um ambiente totalmente online para divulgação dessas informações para que, dessa forma, todos os colaboradores Método interessados pudessem acessar, independente da região do país em que esteja. De casa, do escritório ou do canteiro de obras, com apenas um clique soluções criativas e eficientes são apresentadas a todos os participantes do comitê.

A plataforma escolhida foi o Yammer, uma rede social corporativa do Office-365. Nela os usuários podem criar postagens, fazer comentários, compartilhar publicações e reagir à outras postagens. A plataforma é muito intuitiva, fácil de utilizar e permite o acesso e a busca do conteúdo de forma rápida e eficiente.

Procedimentos do Comitê

Após a publicação das matérias na plataforma digital, o time do PMO (Project Management Office) pode transformar os conteúdos em procedimentos no nosso Sistema de Gestão, fazendo com que o conhecimento gerado seja formalizado e disponibilizado a todos.  A inovação faz parte do nosso DNA e acreditamos que boas soluções devem ser compartilhadas para que assim possamos criar uma rede de apoio e alimentar um crescente banco de dados que poderá ser consultado sempre que necessário.

O Comitê Técnico é um projeto que reafirma nossa busca pela superação e amadurecimento. É mais uma iniciativa que prova nossa proatividade e constante vontade de melhorar, além de reafirmar nossa cultura de autodesenvolvimento, promovendo inovação que gera resultados e fortalecendo toda a equipe.

Desde nossa fundação, acreditamos na criação de ambientes que fomentam o autodesenvolvimento e valorizamos iniciativas de inovação que fortaleçam crescimento e superação dos colaboradores. A coragem de ousar e enfrentar os desafios sobre outras perspectivas nos fez crescer no setor de Engenharia e Construção, nos fazendo chegar ao TOP 3 do Ranking OE 2021 e ser referência nas iniciativas que fazem parte da indústria 4.0.

#inovação #GestãoDoConhecimento #ComitêTécnico #ProcedimentosExecutivos

X