< Blog

O uso de Pavimento Rígido com Concreto Rolado em obras industriais

Parte de nosso propósito é transformar sonhos em realidade através de soluções inteligentes. Ao longo de 48 anos, reconhecemos a importância de integrar diferentes setores ao executar projetos, cruzando soluções inusitadas e adaptando sua execução para diversos contextos para que possamos viabilizar sonhos. Embora pareça algo simples, que acontece naturalmente, inovar convergindo soluções exige coragem, uma pitada de ousadia e muito trabalho duro. Além disso, é importante atentar-se a variadas tecnologias e metodologias para atingir um resultado de excelência. 

O projeto

Como exemplo recente que reúne as características mencionadas acima, temos uma de nossas obras industriais no estado do Amazonas, onde precisávamos executar a pavimentação de um grande pátio de Estacionamento e Manobra, projetado para suportar ação de cargas de alto peso e frequência ao longo de sua vida útil. Para isso, procurávamos uma forma de execução que trouxesse um resultado de alta qualidade, fácil implementação e baixo custo em manutenção. 

Procuramos então uma empresa especializada nesse processo, que suprisse as demandas de execução e que atendesse os resultados esperados, e que também estivesse disposta a criar um modelo de execução inovador no Brasil.  E foi daí que surgiu a parceria com a Cimenta Engenharia. A Cimenta é uma empresa de Belo Horizonte, que iniciou sua atividade em 1995 e desde então vem atuando em diversas áreas da engenharia civil. Com o passar dos anos, a Cimenta Engenharia cresceu e concentrou sua atividade nos casos de pavimentação, contando em seu currículo com diversos projetos e estudos de viabilidade, consultorias e acompanhamentos de obras, além de diversos estudos elaborados na área no Brasil e outros países da América do Sul.  

A metodologia adotada

Os times de engenharia da Cimenta junto a Método chegaram à solução de utilizar o pavimento rígido com Concreto Rolado para revestir e estruturar a área de manobras do projeto. Usualmente os grandes pátios que precisam ser pavimentados são executados com material plástico (Concreto de Cimento Portland), que é moldado e vibrado para conformar a estrutura – a semelhança de como é usado em vigas, pilares ou lajes – a partir de um processo já consagrado e largamente utilizado no País há anos. 

A escolha pelo concreto rolado, a princípio, possui uma execução bem diferente e pode até parecer mais complexa do que a dos pavimentos flexível e rígido (concreto de cimento Portland tradicional), entretanto seu uso traz diversos benefícios à obra e à manutenção que surgirá com a sua utilização.  

Teríamos pela frente o desafio de executar um processo que ainda não havia sido feito para um pátio dessa extensão.  Nos propusemos a enfrentar juntos essa barreira e executar esse projeto. A escolha do concreto rolado trouxe à obra diversos benefícios, como baixo custo de mão de obra e baixo custo com material, já que não é uma pavimentação armada e por utilizar um maquinário mais simples e corriqueiro, rolos compressores utilizados comumente em projetos terraplanagem, por exemplo.  

Obtivemos também uma técnica com menor probabilidade do aparecimento de fissuras, que surgem principalmente durante o processo de cura, hidratação e endurecimento do concreto, no qual ocorre retração hidráulica. Nesse caso, quanto mais água, ou seja, quanto mais plástico o material, maior a probabilidade de retração. O concreto rolado por conter água em menor proporção, apresentou menor possibilidade de fissurar durante o processo de cura.  

Com isso obtivemos um custo de aplicação dentro da economia que esperávamos, sem impactos na manutenção futura e ainda conseguimos trazer para a planta industrial uma prática inédita no mercado nacional. Este projeto inaugurou um diferente panorama para o mercado de engenharia civil industrial no Brasil, trazendo inovação e versatilidade para um processo que vinha sendo executado de forma estagnada há muitos anos. 

DNA de inovação

A inovação faz parte de nosso DNA e desde a nossa fundação procuramos maneiras não usuais de chegar aos resultados esperados. Nossa caminhada, entretanto, não seria a mesma sem as parcerias de sucesso que estabelecemos ao longo do trajeto, como neste caso, junto a Cimenta Engenharia. Traçamos uma jornada que viabiliza a criação do novo, mesmo que este “novo” signifique olhar para algo que já exista fora do campo de visão da indústria convencional. Seguimos encarando os desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado.  

 

#ConcretoRolado #PavimentoRígido #UnidadeIndustrial #Engenharia #goMétodo #MétodoEngenharia #Pavimentação #inovação

X