< Blog

Concreto aparente segue na vanguarda, com design inovador e versatilidade

O concreto aparente consolidou-se como uma solução de alto impacto estético, destacadamente em projetos de grande porte que buscam uma característica de modernidade e, por outro lado, requerem resistência e versatilidade.

Com seu tom cinza, que reforça o design dos espaços urbanos contemporâneos, onde os estilos rústico e minimalista estão integrados, o concreto aparente marcou o movimento modernista e grandes projetos no Brasil e em outros países.

E aqui basta citar as obras dos mais famosos arquitetos do mundo, como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, que colocaram o concreto aparente em um patamar incontestável de popularidade com projetos aplaudidos mundialmente.

 

Depois de despontar na década de 40 como movimento inovador na arquitetura e construção e tornar-se um dos materiais de maior uso, o concreto aparente ficou relegado a um segundo plano por algumas décadas, mas retornou como forte tendência nos anos 2000.

O concreto aparente é a técnica construtiva presente em grandes projetos públicos e corporativos, como o Centro Cultural São Paulo, o Espaço Cultural Porto Seguro e o Hotel Unique – obras icônicas que contaram com gerenciamento e execução da Método.

Em comum, a Método aplicou toda sua expertise nos desafios técnicos dessas obras, garantindo a melhor aplicação da técnica do começo ao fim do projeto. Como o concreto aparente tem uma importante função estrutural, foi desenvolvido um planejamento apurado para atender todas as especificações necessárias à garantia de uma obra de qualidade e impacto.
O Hotel Unique, por exemplo, projetado pelo consagrado arquiteto Ruy Ohtake, é um edifício que reúne elementos como curvas e empenas de concreto.

Sua forma é realmente única por lembrar um barco. A face inferior possui acabamento em maçaranduba e, nas pontas, ele é sustentado por empenas de concreto aparente.

Ohtake optou ainda por contrapor o revestimento refinado com o concreto bruto. Próximo ao acesso do local de eventos, uma grande parede de concreto se contorce, como uma folha virada. Chegar a este resultado demandou um longo trabalho que envolveu os engenheiros da Método, calculistas e a usina de concreto, para atingir a consistência ideal da massa.

A pigmentação do concreto também salta aos olhos neste projeto. A técnica, ainda pouco explorada pelo mercado brasileiro, permitiu que uma mesma parede possuísse cores diferentes nos lados interno e externo.

Já no Espaço Cultural Porto Seguro, projetado pelo escritório Yuri Vital Arquitetura, a estrutura se apresenta como um bloco de concreto aparente puro com formas assimétricas, que instigam o público a conhecer o seu interior, marcado por espaços integrados.

Nas áreas de exposição prevalece o concreto em suas formas inusitadamente geométricas, acompanhadas ora por elementos revestidos de madeira (porta de entrada), ora pelo vidro (rampa). A respeito dos materiais, o arquiteto afirma que o concreto e o vidro foram escolhidos pela resistência e pela capacidade de representar a imagem sólida da companhia de seguros.

O concreto assumiu ainda um papel importante no controle térmico e de iluminação. A equipe da Método trabalhou o material de maneira cuidadosa para garantir o conforto da temperatura nos ambientes. Na face voltada à praça da Alameda Barão de Piracicaba, o elemento vazado, por exemplo, garante a ventilação natural das salas técnicas, tal como a praça aberta por onde ocorre a troca de temperatura.

Já a frente voltada para a Alameda Nothmann, a caixa de concreto assegura o controle térmico e acústico, tornando o ambiente apropriado às exposições.

Garantir a perfeita resolução das questões técnicas e da implantação deste recurso tem sido, portanto, um trabalho de referência na Método, contribuindo para que o uso do concreto aparente possa promover todos os seus benefícios de resistência, versatilidade e alto impacto estético.

#concretoaparente #fairfacedconcrete #construçãocivil #civilconstruction

X