< Blog

Fair-faced concrete: design and versatility

O concreto aparente consolidou-se como uma solução de alto impacto estético, destacadamente em projetos de grande porte que buscam uma característica de modernidade e, por outro lado, requerem resistência e versatilidade.

Com seu tom cinza, que reforça o design dos espaços urbanos contemporâneos, onde os estilos rústico e minimalista estão integrados, o concreto aparente marcou o movimento modernista e grandes projetos no Brasil e em outros países.

E aqui basta citar as obras dos mais famosos arquitetos do mundo, como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, que colocaram o concreto aparente em um patamar incontestável de popularidade com projetos aplaudidos mundialmente. Depois de despontar na década de 40 como movimento inovador na arquitetura e construção e tornar-se um dos materiais de maior uso, o concreto aparente ficou relegado a um segundo plano por algumas décadas, mas retornou como forte tendência nos anos 2000.

O concreto aparente é a técnica construtiva presente em grandes projetos públicos e corporativos, como o Centro Cultural São Paulo, o Espaço Cultural Porto Seguro e o Hotel Unique – obras icônicas que contaram com gerenciamento e execução da Método.

Em comum, a Método aplicou toda sua expertise nos desafios técnicos dessas obras, garantindo a melhor aplicação da técnica do começo ao fim do projeto. Como o concreto aparente tem uma importante função estrutural, foi desenvolvido um planejamento apurado para atender todas as especificações necessárias à garantia de uma obra de qualidade e impacto.
O Hotel Unique, por exemplo, projetado pelo consagrado arquiteto Ruy Ohtake, é um edifício que reúne elementos como curvas e empenas de concreto. Sua forma é realmente única por lembrar um barco. A face inferior possui acabamento em maçaranduba e, nas pontas, ele é sustentado por empenas de concreto aparente.

Ohtake optou ainda por contrapor o revestimento refinado com o concreto bruto. Próximo ao acesso do local de eventos, uma grande parede de concreto se contorce, como uma folha virada. Chegar a este resultado demandou um longo trabalho que envolveu os engenheiros da Método, calculistas e a usina de concreto, para atingir a consistência ideal da massa.

X