Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Antecipando-se às necessidades do setor da construção civil, a Método possui diretrizes estratégicas objetivas que norteiam a empresa em suas politicas, projetos e ações de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Neste sentido, a Método possui um modelo de inovação que permite agregar valor ao negócio do cliente e à estratégia da empresa, de forma natural, dinâmica e sustentável.

O desenvolvimento tecnológico e a inovação são conduzidos de forma orquestrada, através de estudos de viabilidade de implantação, com o objetivo de maximizar os resultados gerados.

A inovação da
Método

A Método tem a Inovação em seu DNA. Essa característica contribui para que ao longo de sua história introduzisse novas tecnologias construtivas, desenvolvesse empreendimentos pioneiros e estruturasse diferentes segmentos de negócios.

Até 1990, quando o país ainda vivia sob um regime de economia fechada, a Método investiu fortemente na aplicação de conceitos de Engenharia de Produção nos itens mais onerosos do orçamento de obras, como estruturas, alvenarias, fachadas e canteiros de obras, conseguindo índices incríveis de produtividade, redução de custos, qualidade e cumprimento de prazos. A maior parte dessas práticas, como a paletização de tijolos, a organização dos canteiros por linhas de produção e o emprego de gruas, entre outras, logo se tornaram referência e revolucionaram o estado da arte de todo o setor.

Visando fortalecer ainda mais o seu potencial inovativo, a Método possui o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico, área responsável pela centralização, consolidação e disseminação do conhecimento tecnológico da organização e pela busca de projetos responsáveis por resultados extraordinários.

Introdução da construção a seco no Brasil:
Na década de 90 introduzimos no Brasil o conceito de construção a seco e “Off Site Construction”, transformando canteiros em linhas de montagem e elevando o nível da qualidade e produtividade nas obras. Destaque especial para:

• SHV (Sistema Horizontal e Vertical) para a execução das estruturas;
• Sistema Drywall para os fechamentos internos;
• Pré-moldados arquitetônicos de fachada – STAMP.

Programa de Capacitação em Tecnologia e Gestão da Produção:
Desenvolvido em 2012, em parceria com a POLI, FDTE e NGI, este curso de extensão prepara nossos profissionais para garantir a excelência operacional na execução das obras. Focado na engenharia aplicada, ele abrange as principais tecnologias construtivas e capacita o corpo técnico na garantia da qualidade, atendimento de normas e boas práticas construtivas.

Desenvolvimento da cadeia de valor:
Inovando na relação com os fornecedores, atuamos sistematicamente na formação de parceiros, o que resulta em maior produtividade, qualidade e redução de custos. Em 2014 concluímos a primeira turma, em parceria com o SEBRAE-SP, que permitiu uma melhor integração e capacitação de fornecedores.

Tecnologia BIM:
Reconhecida pelo pioneirismo no uso da tecnologia BIM, atingimos agora novos patamares com o BIM 5D, integrando a modelagem 3D com o controle de prazos e custos.

Metodologia Goldrat:
Sempre à frente do setor, trouxemos uma nova visão de planejamento para o setor da construção civil. Através dela, realizamos a completa análise dos fatores críticos do empreendimento, prevendo de forma antecipada problemas que impactam o desenvolvimento do Projeto.

Cultura de Inovação

As pessoas e a maneira como interagem com o mundo em seu dia a dia são as mais importantes fontes de informação e inspiração para a construção de estratégias fortes. Observar e criar conexões entre essas interações, tendências de comportamento, tecnologias, mundo e mercado são elementos fundamentais para a definição de bases sólidas que dão suporte e foco a todo o processo de inovação.

É com base nesta forma de interagir que a Método envolve toda a sua equipe num processo contínuo de "inovação aberta" e, a partir de brainstormings, workshops e ações conjuntas, identifica e transforma dificuldades em oportunidades no dia a dia de seus colaboradores.

BIM

Utilizado pela Método desde 2008, o Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção está relacionado à criação e à utilização de modelos virtuais de construção vinculados aos processos de gestão do empreendimento. Com a aplicação desta tecnologia é possível simular diversos aspectos da construção antes da execução e, com isto, detectar e solucionar problemas previamente, garantindo um produto final com alto padrão de qualidade.

Para disponibilizar a seus clientes o que há de melhor na aplicação desta tecnologia, a Método mantém um quadro de colaboradores internos e de fornecedores, especialistas em BIM, capazes de dar todo o suporte necessário para a aplicação da tecnologia nos empreendimentos em que atua, garantindo que os benefícios esperados pelo cliente não se limitem à etapa de projeto e sejam também alcançados na etapa de construção e operação do edifício.

Nova Tecnologia

A adoção de novas tecnologias como o BIM na construção civil, garante maior eficiência e eficácia na gestão dos empreendimentos.

Mudança cultural do setor

A Método trabalha em conjunto com clientes, projetistas e fornecedores, visando alcançar todos os benefícios potenciais da aplicação do BIM ao longo de todo o ciclo de vida do empreendimento.

Construção virtual dos empreendimentos

A construção do edifício virtualmente garante a redução de desperdícios gerados por problemas detectados tardiamente em obras.

Soluções de alta qualidade

O uso da tecnologia BIM permite que as equipes trabalhem de forma integrada, garantindo que as definições sejam analisadas de forma sistêmica, contribuindo para a escolha e a adoção das melhores soluções para o projeto.

Método - Praça Prof. José Lannes, 40 - Ed. Berrini 500 - 1º and - Brooklin Novo - São Paulo - SP - Brazil - Tel.:  (55 11) 5501-0000 - FAX (55 11) 5501-0102 - Política de privacidade

by Neotix